O curso intensivo de 210 horas em Programação Front End e 10 horas de Formação Humana, iniciou no dia 07 de outubro.
No dia 07 de outubro, teve início a segunda turma do projeto ELAS na TI, com as aulas ocorrendo nas instalações do Senac Caxias do Sul. Este projeto gratuito, que oferece um curso intensivo de 210 horas em Programação Front End e 10 horas de Formação Humana, tem como objetivo principal promover a inclusão social e o empoderamento feminino, preparando mulheres para ingressar no mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI).
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes do Senac, da Coordenadoria da Mulher do Município de Caxias do Sul e do Trino Polo. Em suas falas, destacaram a importância do projeto para criar oportunidades significativas para as mulheres na área de TI.
Scheila de Ávila e Silva, diretora de Educação e Capacitação do Trino Polo, enfatizou o valor do projeto não apenas na formação de mão de obra qualificada, mas também como um instrumento de inclusão social e empoderamento feminino. "O projeto ELAS na TI é uma iniciativa fundamental para abrir portas e oferecer às mulheres uma chance justa de se destacarem em um setor tão dinâmico e promissor como o de tecnologia da informação", afirmou Scheila.
Além das aulas técnicas, o projeto conta com a participação de gestoras de empresas associadas ao Trino Polo. Essas profissionais compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a participação feminina no mercado de TI, inspirando e motivando as alunas a seguirem suas carreiras na área.
Com 24 mulheres matriculadas, o curso não só capacita as participantes tecnicamente, mas também fortalece sua formação humana, preparando-as para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com confiança e competência.
Para Edison Maletz, gerente executivo do Trino Polo, o próximo desafio é acolher as mulheres formadas no curso, no mercado de trabalho: "esperamos que as empresas associadas colaborem com nosso esforço de aumentar a diversidade nas equipes de trabalho, precisamos que dêem oportunidades de trabalho para essas mulheres demonstrarem sua capacidade e seu valor".
O Trino Polo, com suas entidades e empresas associadas e em parceria com o Município de Caxias do Sul e o Senac Caxias, reafirma seu compromisso com a diversidade e a inclusão no setor de tecnologia. O projeto ELAS na TI é um passo significativo nessa direção, proporcionando às mulheres da região uma oportunidade valiosa de desenvolvimento profissional e pessoal.
Fotos e conteúdo: Comunicação Trino Polo