Ir para o Conteúdo principal
+55 (54) 3028-7656
+55 (54) 9.9267-1449
trinopolo@trinopolo.com.br
Área Restrita

Desafio 48h de Inovação movimenta profissionais de diversas áreas

Mais de 100 pessoas participam do evento promovido pelo Trino Polo, Focco Sistemas e SpeedFy Aceleradora.

O Desafio 48h de Inovação, ocorrido neste último final de semana em Caxias do Sul, contou com a participação de mais de 100 pessoas, que desenvolveram e apresentaram ideias de negócios relacionados à indústria, saúde e outras áreas. O evento foi uma realização do Trino Polo, Focco Sistemas e SpeedFy Aceleradora e teve como objetivo promover a utilização de Internet da Coisas (IoT) na Serra Gaúcha.

Entre os participantes estiveram profissionais de engenharia, arquitetura, TI, design, além de empreendedores e estudantes. Após passarem pelo processo que compreende desde a identificação de um problema até a apresentação de uma solução validada e transformada em um produto, as equipes formadas contaram com a orientação de facilitadores que apresentaram ferramentas diversas de apoio e com a mentoria de profissionais de renome de diversas áreas de atuação. No início do evento também foi apresentada a tecnologia LoraWan, bem como a rede pública, aberta e gratuita de internet das coisas, disponível na cidade através de projeto viabilizado pelo Trino Polo, entidade associativa de empresas de tecnologia da informação da região e uma das realizadoras do Desafio. 

Para Viviana Neves, profissional de TI e integrante da equipe ACDC, “participar do Desafio 48 horas de Inovação foi transformador. O que a gente aprende e vivencia em 48 horas vai muito além da expectativa. A metodologia e a mentoria fazem toda a diferença, pois eles te conduzem, instigam, te fazem enxergar com outros olhos e isso é simplesmente fantástico. Todo mundo deveria passar por essa jornada pelo menos uma vez na vida porque é realmente transformador!”. 

Os mentores também foram parte muito importante do desafio, e o mentor Pedro Bocchese, especialista em TI e negócios, afirma que “com certeza a experiência e aprendizado adquirido como mentor do Desafio foi muito semelhante a vivência que tive no Vale do Silício. A cultura de colaboração dos participantes no evento foi o ápice para mim!”

Ao final, as soluções foram apresentadas a um corpo de jurados que, após minuciosa análise, elegeram as ideias propostas pelas equipes abaixo, que receberão, entre outras coisas, suporte de uma aceleradora para desenvolver o negócio.

1º LUGAR: Sport Safe Net - Resolve o problema da segurança de praticantes de esportes ao ar livre;
2º LUGAR: CompartilhaMed - Resolve o problema do desperdício de remédios em hospitais;
3º LUGAR: ACDC - Resolve o problema do gerenciamento de água, luz e gás em condomínios;
MENÇÃO HONROSA: Smart Energy - Resolve o problema da gestão energética na indústria.

Para o presidente do Trino Polo e um dos facilitadores da imersão, Thiarlei Macedo, “os resultados do final de semana foram surpreendentes, pois o nível de soluções desenvolvidas foi muito alto e sem dúvidas proporcionou uma experiência única aos participantes. Realmente é um novo momento para internet das coisas na Serra Gaúcha”.

Mais informações sobre a rede LoraWan e a internet das coisas em Caxias do Sul podem ser obtidas diretamente no Trino Polo, pelo telefone 54 3028-7656.


Fonte: Assessoria de Comunicação Trino Polo
Créditos da Foto: Luís Henrique Bisol

COMPARTILHAR